03/10/2012

Falando de politica


Olhando a televisão, fica difícil entender o horário eleitoral, a politica é algo que não me interessa, me pergunto o tempo todo porque alguém quer ser vereador, prefeito, talvez seja só porque alguém tem que faze-lo. Nunca havia parado para pensar no assunto, mas mais do que isso o importante é entender o dever de cada um.
O vereador, tem o papel de formular leis, fiscalizar o prefeito, votar nas propostas idealizadas pelo prefeito, fiscalizar quanto ao uso do patrimônio público. São muitas responsabilidades. A dúvida é, o que as pessoas buscam em um vereador? Na maioria das vezes entendo que as pessoas votam naqueles que em alguma parte da vida, ou toda ela fizeram algo em prol do mesmo, ou porque a pessoa é ”gente boa” ou até mesmo porque tal candidato tem um bom projeto, mas a questão esta até onde as pessoas vão com sua responsabilidade de eleitor, na maioria das vezes pra não falar sempre, as pessoas não se preocupam com o que o candidato esta fazendo, se esta cumprindo aquilo que foi proposto, talvez nem procurem conversar com o candidato para saber ou entender seus projetos.
O prefeito tem o papel de formular projetos, para o desenvolvimento da cidade, administrar os recursos que são repassados do estado em busca de desenvolvimento. O prefeito ainda mais que o vereador, deve ser o responsável por mostrar mais serviço do que qualquer um, é de responsabilidade dele, fazer com que as coisas funcionem de forma correta, transparente para os eleitores.
O maior problema do cidadão seja o mesmo que o meu, não se preocupar com a politica, não se interessar por algo que é muito importante para a vida de todos, o cidadão só lembra-se do seu prefeito quando não há médicos nos hospitais, quando as condições de higiene de sua cidade são as piores possíveis, quando sente na pele os efeitos de uma má administração publica, toda essa falta de interesse pode ser muito mais grave do que se parece. Existem hoje ferramentas de cobrança e fiscalização da sociedade que podem ser mais do que usadas, o banco do comodismo deve ser chutado, a renovação deve partir do cidadão, e é muito mais simples do que parece, a revolta do povo deve ser usada quando necessária, ficar só no pensamento pode trazer uma ideia, mas a atitude pode trazer uma renovação.

2 comentários: